top of page
Buscar

Dica de HQ - Bidu

  • Juliana
  • 25 de abr. de 2017
  • 2 min de leitura

Essas duas graphic novels do Bidu fazem parte da coleção Graphic MSP, que consiste em histórias dos personagens da Turma da Mônica feitas por artistas brasileiros com estilos bem diferentes do padrão das revistinhas que todo mundo conhece.

Sempre tive muita curiosidade com essa coleção porque amo a Turma da Mônica. Eu praticamente aprendi a ler naqueles gibis, eles fizeram parte de toda a minha infância e, confesso, fazem minha alegria até hoje.

Bidu e Franjinha foram os dois primeiros personagens criados por Maurício, em 1959. Eles apareciam em uma tirinha da Folha da Tarde. O cachorrinho azul (não era azul na época) foi inspirado em um cão que o cartunista teve na infância, o Cuíca. Um fato curioso é que no início Bidu não tinha nome e só foi batizado após um concurso na redação do jornal para escolher seu nome. Bidu quer dizer esperto, sabichão.

Bidu - Caminhos foi lançada em 2014. Esta graphic novel conta a história de como Bidu e Franjinha se conheceram e os caminhos que o cãozinho percorreu para finalmente encontrar um lar.

Já Bidu - Juntos foi lançada em 2016 e é a continuação de Caminhos. Aqui, vamos ver como Franjinha e Bidu se adaptam à vida com o outro. Enquanto o cachorro apresenta um comportamento típico de cão de rua, destruindo a casa, as roupas e arrumando briga com outros cães, Franjinha tenta entender como cuidar de um outro ser vivo.

As duas histórias são muito bonitas e tocantes, principalmente para quem gosta de cães, claro! A forma como os autores, Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho, tratam história do cão de rua e do nascimento de uma amizade profunda entre ser humano e animal é muito fofa.

A arte dos quadrinhos é algo impressionante. Eu me demorava em cada página saboreando os traços e as cores. Sem falar nas expressões faciais do Bidu... Parece que você está vendo um cachorro de verdade na sua frente fazendo aquelas carinhas...

Um dos meus elementos preferidos dessas HQs é a forma como os cães conversam. Nas historinhas do Bidu que conhecemos, ele é um cão falante e se expressa com palavras dentro dos balõezinhos, como os personagens humanos. Aqui, nós ainda temos os balões, mas, ao invés de palavras, nós temos desenhos representando aquilo que eles querem expressar. Esse recurso ficou muito divertido e ao mesmo tempo sempre fica muito claro o que os animais estão "falando".

Adorei esses livros, recomendo e já estou louca para ler outras obras dessa mesma coleção!

 
 
 

Comentários


Destaque
Tags
bottom of page