Afim ou A Fim?
- Juliana
- 11 de mai. de 2017
- 1 min de leitura
Este é um dos erros mais comuns que vejo revisando textos e corrigindo redações. É muito fácil ter dúvidas na hora de escrever a grafia correta das palavras acima, pois nós as falamos da mesma forma. Na língua portuguesa, as palavras afim e a fim existem e estão corretas, mas possuem significados distintos.

Afim é uma palavra que vem do latim. Ela pode ser tanto um substantivo quanto um adjetivo. Como substantivo, tem significado de aparentado, aliado. Por exemplo: "Convidamos parentes e afins". Contudo, é mais comum usá-la como adjetivo, indicando algo semelhante, parecido, similar, análogo, próximo, como, por exemplo: " Os deputados têm intenções afins com os empresários".
Já a fim de, separado, é uma locução prepositiva* que indica um propósito, uma finalidade, como no exemplo: "Estudou a fim de passar na prova".
Na linguagem coloquial, essa locução é muito utilizada com significado de estar com vontade, desejo, interesse em alguém ou em alguma coisa. Por exemplo: "Ela está a fim de você!" e "Eu estou a fim de comer chocolate!".
Espero ter ajudado você a não se confundir mais!
* Uma locução prepositiva é um conjunto de duas ou mais palavras em que a última é uma preposição.
Kommentare